terça-feira, 29 de abril de 2014

Dinâmicas


Estas seguintes actividades foram preparadas por mim. São inspiradas em alguns livros que li. Dos meus anotamentos recolhidos, organizei as ideias e transformei-os em actividades que possam ser aplicadas em adultos e adolescentes, desde que estes o queiram, claro...
Penso que são actividades fáceis de realizar e são económicas porque só precisamos de caneta e papel (nos tempos que correm isso é muito importante) e ainda podemos desenvolver outra parte de nós!
Divirtam-se!


Atividade n.º1 – A Fé

Preconceitos: “Não sei bem o que é a fé”
“Mas o que será isto da fé?”

Material necessário: Post-its e caneta

Objetivo: Cada pessoa vai escrever num post-it o seu nome e o que é para si a fé. Seguidamente cola a sua descrição de fé no quadro para que todos possam formar uma “nuvem de fé”
“Para mim (nome) a fé é (exemplo: acreditar; ter esperança que vai acontecer o melhor).”
No final alguém lê em voz alta o que as pessoas escreveram.
Reflexão: Existem quantas definições de fé, quantas pessoas existem! Quando uma pessoa tem fé, por incrível que pareça os caminhos, por mais impossíveis que pareçam, se abrem.
Ore e acredite. A fé não inclui medo nem descrença. Porém, temos de saber e conhecer quais são os bens universais pelos quais devemos ter fé:
Exemplo de alguns:
- Força de vontade; amor; bondade; alegria; paz; felicidade; tolerância; calma; sucesso; força interior; sabedoria; memória; inteligência; saúde e por aí fora.
Por vezes existem conflitos entre o que uma pessoa pede e o que a pessoa quer, então devemos entregar a solução nas mãos de Deus, pois se ele nos atende, ele nos leva à decisão certa. Por exemplo: suponhamos que o seu marido deseja mudar-se para o Brasil e você quer ficar em Portugal. Neste caso peça para que Deus os conduza à decisão certa. A resposta virá. Na hora exata. Isto é um exemplo de fé.
Outros exemplos de fé: “Se acredita que um ovo fica cozido depois de colocado numa panela com água a ferver”, isto é ter fé; “Se quer manteiga derretida tem de a colocar perto de calor para derreter”, isto é ter fé; “Se beber água, mato a sede”, isto é ter fé.



Atividade n.º2 – Sabedoria

Preconceitos: “Eu não sei como agir”
“Não consigo lidar com esta situação”

Material necessário: Papel e caneta

Objetivo: Cada pessoa vai escrever num papel este esquema: de um lado o problema (-) e do outro a solução (+) e divide com uma linha ao meio para separar as águas.

Problema (-)

Solução (+)
Exemplo: “Estou triste com ….”
Exemplo: “Vou correr, passear um pouco… porque… correr faz-me feliz”
… tem um problema de saúde…
Tenho de ir visitá-la mais vezes, porque me sinto útil


Preencha o seu esquema, se tiver dificuldades em encontrar soluções, peça opinião a alguém, nem que seja a um desconhecido e pergunte-lhe “Como é que tu farias para encontrar uma solução para este problema?”. Não se esqueça de agradecer a essa pessoa. 

Reflexão: por vezes focamos tanto o problema que não conseguimos ver soluções. E a solução por vezes até pode ser apenas “esperar”.
Este exercício ajuda focarmos-nos nas soluções, pois pensamentos positivos atraem pensamentos positivos. “Semelhante atrai semelhante”. A sabedoria está dentro de si. A sabedoria diz-nos o que fazer e como fazê-lo. A sabedoria traz-nos paz de espírito. Por vezes andamos desmotivados, desanimados então temos de “trocar de pensamentos”. Inicialmente pode ser difícil, mas se for treinando torna-se um hábito.
Todas as pessoas querem amar e ser amadas; apreciar e ser apreciadas e toda a gente quer viver os seus sonhos. 

Atividade n.º3 – Oração

Preconceitos: “Não sei rezar”
“Não sei como pedir”

Material necessário: Papel e caneta

Objetivo: Escolha uma pessoa por quem fazer uma oração de cura durante 3 dias (ou mais se quiser). Se conhecer alguém doente e a precisar de ser curado, escolha essa pessoa. Se não conhecer ninguém peça à sua família uma opinião de alguém que precise.
Escreva num papel o nome da pessoa que escolheu e a razão pela qual crê que ela necessita da luz de Deus. Faça uma letra bonita e escreva de forma legível e clara, como se estivesse a escrever algo sagrado, porque está mesmo.
As pessoas que se sentirem à vontade são convidadas a partilhar ao grupo a sua oração. De pé, de modo a que se ouça a sua intenção, a pessoa deve dizer em voz alta o nome e as razões pela qual a escolheu. Fale como se Deus o estivesse a ouvir.
Reflexão: Por vezes pensamos erradamente que não sabemos orar, ou seja não sabemos o que pedir. Para se rezar bem, temos de rezar com o coração. Há quem peça em oração por si, pelos outros, pelo mundo, pela paz, para perdoar quem nos ofendeu, e ainda há os que rezam sem saber porquê. Mas orar é a fórmula do milagre. Mas mesmo assim, algumas pessoas oram pouco, oram apenas uma vez por dia e passam o resto do tempo a queixar-se e assim a oração demora muito mais tempo até ser atendida. Por isso, escolha pensamentos felizes.

Atividade n.º4 – Gratidão

Preconceitos: “Não tenho nada de bom”; “Não sei demonstrar os meus sentimentos”

Material necessário: Papel e caneta

Objetivo: Este exercício requer reflexão e tempo para escrever. Depois disso a parte divertida pode começar.
Faça uma lista de todas as experiências amáveis de que se consiga lembrar. Por exemplo: “sorri e sê feliz”; “Deus ama-te e eu também”; “Tem um bom dia”; “Obrigada por seres como és”. Tente escrever, pelo menos, entre dez a vinte frases que saiba que Deus gostaria de saber.
A segunda parte deste exercício é escrever estas frases em cartão colorido para serem transportadas na sua carteira ou no seu bolso para estarem sempre à mão. Agora estamos prontos para as entregar.

Reflexão: Distribua estas frases de gratidão sempre que quiser. Se a pessoa que está na caixa de supermercado for prestável ou precisar de um abraço dê-lhe uma frase e veja as pessoas sorrirem. Não se limite a saber. Passe à prática.
A gratidão faz toda a diferença na nossa vida. As atitudes de gratidão fazem-nos sentir reconfortados e queridos. O mundo precisa de pessoas gratas. Todos sabemos que isto é verdade, mas como sabemos compreendemos que não é suficiente sabermos que é verdade, temos de demonstrar que isto é verdade! Divirta-se!


Sem comentários:

Enviar um comentário